MUSICOTERAPIA: cantando histórias de vida

A Musicoterapia é a aplicação científica do som e da música, e por meio do trabalho com os elementos musicais, contribui para a estimulação de aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores.

Nós, musicoterapeutas, podemos partir do pressuposto de que a vida de muitos e muitas de nós, ouvintes, é composta de uma trilha sonora. No trabalho voltado a uma Instituição de Longa Permanência para Idosos e Idosas, as canções e músicas ouvidas e cantadas ao longo da vida de seus moradores e suas moradoras, contam histórias… histórias de onde estiveram, do que fizeram, como pensavam, integrando sua biografia com as melodias da sua trajetória de vida.

Quando estamos em grupo, ouvimos outras tantas melodias. Temos a oportunidade de ouvir outras histórias e canções e identificar as músicas que são parte do repertório do grupo, para que todos e todas cantem em conjunto.

“Na musicoterapia o idoso tem a possibilidade de fazer experimentações com instrumento, cantar, estar em contato com o outro, receber estímulos variados, e compartilhar um pouco de si e da sua história de vida.” ¹

Ouvimos, cantamos, dançamos e tocamos instrumentos musicais juntos. São apresentados novos sons, novas canções, estimulamos a cognição, o corpo, a voz, a respiração, as habilidades sociais, a escuta.

Leão (2008) nos conta em sua pesquisa que podemos compreender que estímulos musicais podem ainda promover respostas fisiológicas; respostas emocionais como alterações nos estados de ânimo; integração social; ampliar possibilidades de comunicação, expressão; e associações extra-musicais como lembranças de pessoas e lugares. ²

Podemos concluir, portanto, que a musicoterapia influencia positivamente na Qualidade de Vida da pessoa idosa e no seu processo do envelhecimento.

Para finalizar, como já cantava Gonzaguinha:

“Quando eu soltar a minha voz,
Por favor, entenda…
Que palavra por palavra eis aqui uma pessoa
Se entregando…
Coração na boca, peito aberto…”

Maeve Andrade | Musicoterapeuta – CPMT 299/15-PR.

Especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem.

¹ CORDEIRO, Adriana F. M.; PIAZETTA, Clara M. A APLICAÇÃO DE ELEMENTOS VOCAIS NO PROCESSO MUSICOTERAPÊUTICO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Revista Brasileira de Musicoterapia. Ano XVI n° 17 ANO 2014. Disponível em: https://www.revistademusicoterapia.mus.br/ano-xvi-numero-17-2014/

² LEÃO, Eliseth R. A DIGNIDADE DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: O PAPEL DA MÚSICA NO ENCONTRO HUMANO. Revista eletrônica Enfermeria Global, Vol 7, num 2, jun. 2008. Disponível em: http://revistas.um.es/eglobal/issue/view/1741/showToc.

Posts Similares