7 Dicas para melhorar o bem-estar e promover maior saúde mental durante a pandemia

7 Dicas para melhorar o bem-estar e promover maior saúde mental durante a pandemia

De um ano para cá, um dos assuntos mais importantes da história se tornou a saúde mental. Não apenas de pessoas fragilizadas socialmente ou fisicamente, mas a saúde mental de todos! De crianças a idosos, este é um assunto que deixou de ser o “elefante branco no recinto” e passou a ser assunto de conversa – em sua maioria, online – entre amigos, parentes, conhecidos e desconhecidos.

7 dicas de suma importância para melhorar o bem-estar e promover maior saúde mental durante esses desafiadores dias de pandemia.

Decidimos, portanto, trazer 7 dicas de suma importância para melhorar o bem-estar e promover maior saúde mental durante esses desafiadores dias de pandemia. Essas dicas foram extraídas diretamente do site World Health Organization (Organização Mundial da Saúde) e têm como intuito auxilia-lo(la) diretamente ou ser compartilhadas com pessoas precisando de informações tão valiososas. Vamos lá?

1. Pare. Respire. Pense

Respire fundo: inspire pelo nariz e expire lentamente.

Respirar lentamente é uma das melhores maneiras de diminuir o estresse, porque sinaliza para o cérebro relaxar o corpo.

Perceba como está se sentindo e no quê está pensando, sem fazer julgamentos. Ao invés de responder ou reagir a esses pensamentos ou sentimentos, perceba-os, e deixe-os ir embora.

2. Converse com outras pessoas

Parece óbvio, mas uma das tendências mais prejudiciais durante os tempos atuais, é a falta de comunicação de nossos sentimentos. Compartilhamos informações, deixamos nossas “curtidas” em diversas publicações online e, muitas vezes, mascaramos nossas preocupações com frases e “memes” engraçados.

Comunicar como estamos nos sentindo se tornou tão raro que às vezes é preciso perguntar três ou até quatro vezes para pessoas próximas se elas estão bem para conseguir uma resposta verdadeiramente honesta.

Então converse com alguém, procure pessoas próximas para dizer como está se sentindo e não se preocupe em ser julgado(a). Estamos todos(as) no mesmo barco!

3. Sono regular

Outra dica importantíssima tem a ver com os horários adotados para dormir e acordar. Talvez, se você mora com outros familiares, fica um pouco mais fácil manter as mesmas rotinas de horários.

Mas nem sempre é assim e, aos poucos, o corpo começa a entender os diferentes horários de ir dormir e acordar como um desequilíbrio interno, aumentando a sensação de stress.

Por isso, sempre que puder, vá dormir e acorde no mesmo horário. É impressionante como essa regularidade auxilia no aumento do bem-estar!

7 dicas para melhorar o bem-estar na pandemia

4. Tire intervalos prazeirosos

Seja qual for sua principal atividade diária, é muito possível que – trabalhando em frente a um computador ou se ocupando com afazeres domésticos – você esteja sobrecarregado(a) com as atividades diárias e nem se esteja se dando conta.

Isso acontece, principalmente, porque desde a pandemia, a grande maioria de nós passou a permanecer muito mais tempo em atividades “obrigatórias” até pela própria mudança de atividades ao ar livre ou fora de nossos lares.

E, assim, acabamos nos esquecendo da necessidade de tirarmos intervalos prazeirosos dessas mesmas atividades. Sem querer, nos vemos consumidos pela necessidade de nos sentirmos úteis e aproveitamos menos as coisas boas e simples do dia a dia.

Então pare um pouquinho, lembre do que lhe faz bem e volte a fazer essas atividades regularmente.

5. Alongue-se

Estar em casa o dia todo durante a pandemia parece não necessitar de grandes alongamentos, não é mesmo? rs…

Pois é exatamente o contrário: com a diminuição de atividades físicas que antes aconteciam com tanta naturalidade (aqueles passinhos a mais no ambiente de escritório ou a corridinha para não perder o ônibus, entre outros), é muito importante tirar alguns minutos por dia para fazer alongamentos. Pernas, braços, pescoço e até as mãos necessitam de alongamentos.

Algumas dicas importantes são:

• Realizar o alongamento de forma lenta e suave;
• Manter o alongamento por 30 segundos;
• Respirar durante o alongamento;
• Alongar sempre os dois lados do corpo;
• Alongar diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana;
• Procurar um ambiente tranquilo e espaço adequado (plano).

6. Seja gentil com você

Nem sempre a gentileza que demonstramos aos outros é a mesma que demonstramos a nós mesmos. Não exija muito de si mesmo em dias difíceis. Aceite que alguns dias serão mais produtivos do que outros.

Tente reduzir a quantidade de tempo dedicada a ler ou assistir notícias que façam com que você se sinta ansioso ou angustiado. Busque informações recentes de fontes confiáveis em horários específicos do seu dia.

Ajudar outras pessoas pode ser benéfico para você também. Se você tiver condições, ofereça apoio a outras pessoas na sua comunidade que precisam de ajuda.

7 Dicas para melhorar o bem-estar e promover maior saúde mental durante a pandemia

7. Busque ajuda

Não hesite em buscar ajuda profissional se achar necessário. Um bom lugar para começar a procurar são os profissionais de saúde locais. Os telefones de assistência também podem ser uma boa fonte de apoio.

Indicações de amigos e familiares para recomendar profissionais de saúde qualificados também são muito importantes nessa hora.

Acima de tudo, não se esqueça: #estamostodosjuntos. Isso significa que ninguém está isento de apresentar problemas de saúde mental em tempos tão difíceis como esses! É através da união e da humildade que venceremos mais este período tão desafiador.

Posts Similares