Prevenção e cuidado: aliados indispensáveis no combate ao Covid-19

Prevenção e cuidado: aliados indispensáveis no combate ao Covid-19

No início dos primeiros casos da doença no Brasil, os cuidados para o combate ao COVID-19 já eram recomendados por organizações de saúde mundo afora, mas ainda não tinham sido implementados com tanta veemência em território brasileiro.

Um ano mais tarde, ainda é preciso ressaltar a importância desses cuidados! Infelizmente, a pandemia ainda não acabou e, portanto, ações de prevenção continuam tanto ou ainda mais importantes do que no início. Vamos relembrar quais os aspectos mais importantes da lista de cuidados?

Prevenção e cuidado: aliados indispensáveis no combate ao Covid-19

Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.

Fonte: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Science em setembro de 2020, comparou a eficiência de 14 tipos de máscaras.

Segundo os especialistas, o ideal é a máscara possuir malhas bem fechadas, de duas a três camadas de pano. Também é fundamental um ajuste justo no rosto para não dispersar partículas de saliva ao redor da máscara.

Prevenção e cuidado: aliados indispensáveis no combate ao Covid-19

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

Esta é uma das ações mais eficazes para combater a transmissão de doenças, inclusive nos serviços de saúde. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos e salvando vidas durante essa pandemia.

Prevenção e cuidado: aliados indispensáveis no combate ao Covid-19

Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.

A importância da higienização, principalmente dos objetos, se justifica pois estudos mostram que a sobrevivência do coronavírus pode variar de 2 horas a 9 dias, conforme diferentes condições, como o tipo de superfície, temperatura, umidade do ambiente, incidência de luz solar, e cepa específica do vírus.

https://www.saopaulo.sp.leg.br/coronavirus/duvidas/

Para higienizar o celular, em primeiro lugar, é essencial que o aparelho esteja desligado. Também é importante remover todos os acessórios conectados e capas, que devem ser higienizadas separadamente.

O ideal para a limpeza do celular é que o álcool etanol ou álcool isopropílico seja aplicado utilizando lenços de papel ou guardanapos de microfibra que não soltem fiapos. Lembre-se de passar o produto em todo o corpo do aparelho, nas bordas e na tela. Espere secar e passe mais uma camada para garantir, uma vez que a primeira limpeza vai eliminar mais a sujeira visível. Espere secar novamente e, só então, ligue o aparelho.

Prevenção e cuidado: aliados indispensáveis no combate ao Covid-19

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados e, o quanto for possível, sim… #fiqueemcasa.

Já, se precisar sair, mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

Afinal, a pandemia exige não somente cuidados, mas também paz de espírito e uma motivação alegre. Força a todos!

Posts Similares