Terapia ocupacional

A terapia ocupacional junto ao idoso tem como seu maior objetivo a manutenção e/ou melhora da qualidade de vida, sempre considerando os processos de perdas próprias do envelhecimento e as possibilidades de manutenção de seu estado de saúde. O terapeuta ocupacional faz uso da atividade como um dos principais recursos terapêuticos, para que através dela possa estimular habilidades que são necessárias para a realização das tarefas do cotidiano com autonomia e independência.

A indicação da atividade deve ser realizada de modo individualizado, respeitando sempre o papel ocupacional que o idoso exerceu durante toda sua vida. Por isso, quando a atividade é realizada sob indicação e supervisão do terapeuta ocupacional, ela deixa de ser “apenas uma ocupação do tempo” para se tornar algo com potencial extremamente terapêutico.

Esse é o diferencial da nossa instituição. Na Clinica Nova Vida, os idosos são acompanhados por terapeuta ocupacional especializado em atenção ao idoso. As atividades propostas são indicadas com o objetivo de estimular aspectos neuropsicomotores, principalmente memória, atenção, concentração, raciocínio, interação social, orientação temporal, coordenação motora grossa e fina, criatividade, lazer, além de outras. Desse modo, a terapia ocupacional faz com que os dias dos idosos institucionalizados sejam mais produtivos e valorizados, auxiliando na melhora da autoestima e saúde funcional.

Posts Similares