Importância do Acompanhamento Nutricional em Clínica de Repouso para Idosos

Com a idade avançada, há mudanças fisiológicas que interferem no estado nutricional do indivíduo, tais como: diminuição do metabolismo basal, redistribuição da massa corporal, alterações no funcionamento digestivo, alterações na percepção sensorial e diminuição da sensibilidade à sede. Com isso, os idosos apresentam grande risco de carência de macro e micronutrientes, apresentando dificuldade da adequada ingestão energética de nutrientes por meio de uma alimentação balanceada. Há vários mecanismos que levam à baixa ingestão alimentar do idoso como perda de apetite, redução de paladar e olfato, saúde oral prejudicada, saciedade precoce, além de fatores psicossociais, econômicos e medicamentosos.

É de grande importância o acompanhamento nutricional com esses idosos, para a recuperação do estado nutricional, sendo necessário, na maioria dos casos, a complementação alimentar individual, tentando assim manter as recomendações energéticas diárias para os indivíduos nessa faixa etária.

(FONTE: Borrego C.C.H.; Catarina J.S. Efeito da utilização de complemento alimentar em idosos atendidos em um ambulatório na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro 2013.)

Viviane Marques Bordignon

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Terapia Nutricional e Metabolismo

CRN 4599/8

Posts Similares