O que é fisioterapia geriátrica?

Fisioterapia geriátrica

O que é fisioterapia geriátrica?

A Fisioterapia geriátrica tem como finalidades principais a manutenção da funcionalidade do idoso e a intervenção na evolução das doenças crônicas decorrentes do envelhecimento natural, sempre levando em consideração o quadro atual individual do paciente. O fisioterapeuta faz uso de exercícios físicos com o objetivo de estimular as habilidades motoras (equilíbrio, coordenação e agilidade) necessárias para a manutenção da força muscular, mobilidade das articulações e redução das dores causadas pela rigidez presente no idoso.

Trabalho especializado de fisioterapia para idosos

A clínica Nova Vida oferece aos idosos atendimento fisioterapêutico realizado por fisioterapeuta especializado na área de neurologia. É feita uma avaliação inicial onde são verificados o grau de independência motora e os principais déficits instalados. A partir disso, os objetivos terapêuticos são definidos para então iniciar os atendimentos que podem ser realizados em grupo ou individual, conforme o grau de dependência do idoso.

Benefícios da fisioterapia para idosos

A proposta do atendimento fisioterapêutico em grupo além de atuar positivamente na autoestima e interação social, estimula a atenção, concentração e comunicação. Tudo isso em conjunto com as habilidades motoras citadas anteriormente. A equipe de cuidadores recebe constantemente orientações em relação aos posicionamentos adequados no dia a dia dos idosos e possibilidades de manuseios que favorecem uma melhor independência motora.

Posts Similares